Galeria de Imagens

  Galeria de Fotos Antigas

  Galeria de Videos

  Boletim Informativo

  Horários Missas e Transportes

  Noticias

  Noticias



REGULAMENTO - Concurso de Fotografia 2015
CONCURSO DE FOTOGRAFIA
VALORIZAR O NOSSO PATRIMÓNIO – FREGUESIA DA RIBEIRINHA 2015


REGULAMENTO

1. Objectivos
O concurso de fotografia “Valorizar o Nosso Património – Freguesia da Ribeirinha” é promovido pela Junta de Freguesia da Ribeirinha (JFR).

2. Enquadramento
Este concurso de fotografia tem como objetivo fundamental contribuir para a valorização do Património Cultural da Freguesia da Ribeirinha, ou seja, contribuir para o reconhecimento e promoção de um conjunto de elementos da nossa história e cultura, produzidos ao longo dos tempos, que rece¬bemos dos nossos antepassados e que devemos deixar às gerações que nos sucedem.
O Património Cultural subdivide-se em Património Imó¬vel (constituído por estruturas construídas pelo homem, tais como igrejas, impérios, fontes, moinhos, etc.) e Património Móvel (que encontramos geralmente nos museus de arqueologia, arte, ciência, etno¬logia, etc.).
No entanto, o Património Cultural não se limita aos edifícios nem às coleções de pintura, escultura, ourivesaria, de instrumentos científicos e de traba¬lho, etc., que encontramos nos museus.
O Património Cultural é ainda constituído, numa terceira subdivisão, pelo Património Cultural Imaterial (PCI), que corresponde às tradições que herdamos dos nossos antepassa¬dos e que são transmitidas entre gerações.
O Património Cultural, designadamente o Património Cultural Imaterial, é, pois, um património muito frágil, que se encontra em constante modificação, acompanhando as mudanças sociais e históricas das comuni¬dades, e que facilmente pode desaparecer se entretanto desaparece¬rem também as condições que lhe dão sentido.
Dada esta fragilidade, é pois muito importante conhecer e documen¬tar o Património Cultural de um determinado espaço, de modo a assegurar que o seu conhecimento permanecerá acessível às gera¬ções futuras.
A fotografia tem a particularidade de testemunhar um pormenor ou uma vivência e partilha-la com o público, contribuindo desta forma e, para o concurso em questão, para a valorização do Património Cultural da Ribeirinha, nas suas múltiplas facetas.

3. Assim, são objectivos do Concurso de Fotografia “Valorizar o Nosso Património – Freguesia da Ribeirinha”
• Estimular os profissionais e amantes da fotografia a captarem imagens de objetos, lugares ou edifícios, saberes ou ofícios tradicionais, tradições festivas ou pessoas, grupos ou instituições da Freguesia da Ribeirinha;
• Contribuir, através do retrato fotográfico, para uma maior valorização do Património Cultural da Freguesia;
• Reforçar, através da fotografia, a importância do papel de cada pessoa para a valorização e salvaguarda do Património Cultural Material e Imaterial.

4. Participação
• Podem participar neste concurso fotógrafos, profissionais ou amadores, residentes em território nacional ou no estrangeiro;
• A participação é totalmente gratuita;
• Não poderá ser apresentada nenhuma fotografia cujos direitos de propriedade intelectual não pertençam integralmente, e sem excepção, ao participante no concurso;
• Cada candidato deverá enviar no máximo 10 (dez) fotografias;
• Os trabalhos apresentados deverão ser inéditos e nunca submetidos à apreciação de júris, parcial ou integralmente;
• As fotos terão que ser tiradas, obrigatoriamente, na Freguesia da Ribeirinha (Angra do Heroísmo, Ilha Terceira – Açores).

5. Prazos e locais de entrega
• Todos os trabalhos devem ser enviados até ao dia 19 de Abril de 2015, inclusive, por e-mail, para o endereço: j_f_ribeirinha@sapo.pt;
• As fotografias poderão ainda ser entregues pessoalmente ou por via postal registada até ao dia 19 de Abril de 2015, para a seguinte morada: Junta de Freguesia da Ribeirinha, Rua da Igreja, 227 – Ribeirinha, 9700-435 Angra do Heroísmo.

6. Condições técnicas
• As obras fotográficas deverão ser enviadas na máxima qualidade possível com uma dimensão mínima de 1800X1600 pixels, podendo ser a cores ou a preto e branco;
• Poderão ainda ser enviadas em suporte de papel com dimensões máximas de um A4 e mínimas de um A5, ou em suporte CD, com as dimensões mencionadas no ponto anterior;
• As fotos enviadas não podem ter qualquer tipo de moldura, assinatura ou qualquer outra marca que permita identificar o seu autor;
• Cada e-mail só deverá conter uma foto a concurso e deve respeitar as seguintes normas:
o O Assunto do e-mail deverá ser: “Valorizar o Nosso Património – Freguesia da Ribeirinha”;
o A Mensagem do e-mail deverá conter obrigatoriamente os seguintes dados:
 Nome completo e contactos;
 Título de cada fotografia;
 Local e data onde cada fotografia foi tirada;
 Fotocópia do Cartão de Cidadão;
 Qualquer outra documentação que os autores considerem relevante para a avaliação das suas obras.
o Em Anexo devem ser enviados: os ficheiros (jpg ou tiff) das fotos a concurso
• A organização do Concurso não assume qualquer responsabilidade pelos projectos que se venham a extraviar por razões alheias à entidade promotora;
• A entidade promotora do Concurso reserva-se ao direito de não admitir a concurso os projectos que não cumpram com as condições descritas neste Regulamento.

7. Calendarização
O calendário do Concurso “Valorizar o Nosso Património – Freguesia da Ribeirinha” é o seguinte:
• Recepção de candidaturas: até 19 de Abril de 2015.
• Divulgação dos Premiados: no dia da Inauguração da Exposição de Fotografia, no Centro Recreativo Casa da Lata, a ter lugar no dia 3 de maio de 2015.
• Entrega do Prémio: durante o Cocktail de Inauguração da Exposição de Fotografia, no Centro Recreativo Casa da Lata, a ter lugar no dia 3 de maio de 2015.
• A Exposição de Fotografia, depois do período em que estará patente no Centro Recreativo Casa da Lata, assumirá a forma de uma exposição itinerante, que percorrerá as diversas instituições da Freguesia da Ribeirinha e outras instituições/entidades do concelho de Angra do Heroísmo (datas e locais a comunicar oportunamente).

8. Júri e Decisão
• O júri será constituído por dois representante de duas instituições da freguesia, um representante da JFR e por um fotógrafo profissional, que não tenha participado no Concurso “Valorizar o Nosso Património – Freguesia da Ribeirinha”.
• A decisão do Júri é soberana e solidária, não sendo admitido recurso.
• O júri eliminará do concurso qualquer foto que não cumpra os requisitos.
• O júri reserva-se o direito de não seleccionar as 15 fotos, caso considere que as fotografias enviadas não reúnem as características de avaliação por este definidas.
• Das reuniões do Júri será lavrada uma acta.

9. Direitos do Autor
• Os trabalhos seleccionados no âmbito do presente concurso ficam a pertencer à entidade promotora – Junta de Freguesia da Ribeirinha, o que implica o direito de reproduzir e difundir as respectivas fotografias, sem prejuízo de mencionar sempre o nome do fotógrafo/autor, e de o informar previamente da utilização que se pretende fazer da sua obra;
• A reprodução de qualquer fotografia terá sempre que respeitar o respectivo enquadramento original, ressalvando-se a eventualidade de efectuar qualquer reenquadramento para efeitos de reprodução gráfica, o que implicará a necessidade de obter o consentimento do autor;
• É lícito ao seleccionado reproduzir a obra fotográfica e publicá-la em obras monográficas que a si se refiram, ou integrá-la em exposições individuais ou colectivas em que participe;
• Os participantes no Concurso garantem e responsabilizam-se perante a Junta de Freguesia da Ribeirinha pelo cumprimento das disposições em matéria de propriedade intelectual e de direitos de imagem sobre as fotografias apresentadas, declarando que a sua difusão e/ou a sua reprodução no quadro do concurso não lesam, nem prejudicam quaisquer direitos de terceiros.

10. Critérios de Avaliação
Serão utilizados como base na avaliação das fotos os seguintes critérios: mensagem, originalidade, perspectiva, enquadramento, focagem, composição, beleza e técnicas utilizadas.

11. Prémio e Exposições
• Serão seleccionadas 15 fotografias, de onde sairá uma foto vencedora;
• O autor da foto vencedora receberá como prémio uma viagem Terceira-Lisboa-Terceira;
• As 15 fotos seleccionadas ficarão em exposição no Centro Recreativo Casa da Lata;
• As obras seleccionadas serão expostas em 40X60 cm;
• A obra que ficar em primeiro lugar será exposta em 60X90 cm.

12. Alterações ao regulamento
O regulamento pode ser revisto pela Junta de Freguesia da Ribeirinha, sendo quaisquer alterações comunicadas atempadamente a todos os concorrentes, utilizando os meios mais adequados.

13. Aceitação
A participação neste concurso supõe a plena aceitação de todas e quaisquer regras do regulamento e da decisão irrevogável do júri.


voltar

  Calendário de Eventos

<<

Maio 2017

>>

S

T

Q

Q

S

S

D

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

  Serviços da Junta

  Galeria de Presidentes

  Heráldica - Junta de Freguesia

  Utilidades

  » Livro de Visitas
  » Links
  » Perguntas Frequentes
  » Reclamações e Sugestões
  » Adicionar aos Favoritos
  » Definir como Homepage

  Inquérito

Como classificia o nosso Site?

Muito Bom (702)

Bom (33)

Razoavel (11)

Mau (71)


  Meteorologia

  Farmácia de Serviço