Galeria de Imagens

  Galeria de Fotos Antigas

  Galeria de Videos

  Boletim Informativo

  Horários Missas e Transportes

  Noticias

INSTITUIÇÕES/COLECTIVIDADES

 

JUNTA DE FREGUESIA

 

A sede da Junta de Freguesia foi reconstruída em 1973.

Depois do 25 de Abril de 1974 e após Eleições Autárquicas pelo voto directo do povo, em 12 de Dezembro de 1976, foi eleito Presidente de Junta de Freguesia, Henrique Cardoso Fialho.

O último regedor foi José Gonçalves Margarida.

 

AGRUPAMENTO 654 RIBEIRINHA

 

O Agrupamento 654 do CNE foi fundado a 28 de Março de 1982. Possui sede própria, situada no Caminho Novo (junto ao edifício da Escola Primária), a qual foi inaugurada a 28 de Março de 1992.

O Movimento tem como objectivo a formação integral dos jovens, aplicando-se os cinco pólos educativos:

- Desenvolvimento da Socialização (Solidariedade)

- Desenvolvimento Corporal (Saúde)

- Desenvolvimento da Criatividade

- Desenvolvimento do Carácter

- Desenvolvimento Espíritual (Fé)

A vivência escutista é aplicada em sistema de Bando/Patrulha/Equipa, onde a cada elemento é atribuído um cargo, tendo por objectivo o desenvolvimento do sentido de responsabilidade.

O Agrupamento conta com 65 associados distribuídos por dirigentes e pelas 4 secções - Lobitos (dos 6 aos 10 anos), Exploradores (dos 10 aos 14 anos), Pioneiros (dos 14 aos 17 anos), e Caminheiros (dos 17 aos 22 anos).

 

BOAVISTA CLUBE DA RIBEIRINHA

 

Fundado e filiado na Associação de Futebol de Angra do Heroísmo no dia 25 de Abril de 1987. É Filial n.º 1 do Boavista Futebol Clube. Inaugurou a sua Sede Social no dia 26 de Setembro de 1998. Em 2001 rubricou um Protocolo entre a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e a Casa do Povo da Ribeirinha, a qual cedeu o Campo de Jogos a favor do Boavista. Remodelação do Campo e colocação de piso em relva sintética e construção de novos balneários, ambos inaugurados a 1 de Novembro de 2001.

Possui já um grande palmarés, a destacar: campeão diversas vezes na 2.ª e 1.ª Divisão Distrital, militou nas épocas 1995/1996, 2001/2002 e 2002/2003 na 3.ª Divisão Nacional (Série Açores), participou por 4 vezes na Taça de Portugal.

 

CASA DO POVO DA RIBEIRINHA

 

A Casa do Povo foi fundada há alguns anos e só em 1968 começou a funcionar. Inaugurou o novo Polivalente, Salão de Festas e Cozinha a 1 de Junho de 1998.

A Casa do Povo presta serviços de Segurança Social, Posto Médico e Posto de Enfermagem.

O seu salão tem condições para receber actividades culturais e para a realização de eventos, como sejam: casamentos, baptizados, coroações, e outras actividades, com capacidade para 700 pessoas.

 

CASA DO POVO DA RIBEIRINHA -B (EQUIPA DE FUTEBOL - L GRANDE)

 

Fundada a 17 de Outubro de 1982, usa o Campo de Jogos do Boavista Club da Ribeirinha, filiou-se no INATEL em Setembro de 1984, no futebol do INATEL, tem atingido posições de apreciável relevo quatro vezes vice-campeão da delegação do Inatel de Angra do Heroísmo, quatro taças de disciplina e duas taças do Inatel.

Possui também uma equipa de Futsal, iniciando a competição em Novembro de 1997, com o seguinte palmarés: tricampeões da delegação do Inatel de Angra do Heroísmo e duas vezes vice-campeões dos Açores.

 

CENTRO DE CONVÍVIO DA TERCEIRA IDADE - CENTRO

 

Inaugurado no dia 9 de Dezembro de 2006, presidida pelo Senhor Secretário Regional dos Assuntos Sociais, em representação de Sua Excelência o Presidente do Governo Regional dos Açores e demais entidades convidadas. bem como toda a população da freguesia.

A Junta de Freguesia prestou homenagem aos antecessores presidentes: Henrique Cardoso Fialho; Francisco Rodrigues Coelho, já falecidos e Francisco Toste Machado Castro, pelo desempenho das suas funções de autarcas, desde 1977 a 2005.

 

CENTRO SOCIAL OU DE CONVÍVIO DA LADEIRA GRANDE

 

O Centro Social dos Idosos da Ladeira Grande foi fundado a 13 de Maio de 1992.

A sua sede foi inaugurado no dia 27 de Janeiro de 2003.

A cerimónia constou da bênção das instalações pelo presidente e pároco Pe. António Pereira. Este centro conta com cerca de 30 utentes que todas as semanas se juntam para conviverem.

 

GRUPO DE TEATRO DE SÃO PEDRO DA RIBEIRINHA

(Casa da Lata)

Fundado a 30 de Setembro de 1998, este grupo foi formado na Casa do Povo da Ribeirinha. A 27 de Fevereiro de 2003 desvinculou-se da mesma, passando a sua Sede Social para o antigo Salão de Festas da Ribeirinha (Casa da Lata).

Realizou a sua primeira peça "Mal falando, bem dizendo".

Em 2004 realizou uma digressão ao Canadá, tendo efectuado diversas actuações.

Atualmente sem sede própria, faz o seus ensaios no Centro Recreativa da Ribeirinha «CASA DA LATA», agora pertença da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo cedido protocolarmente à Junta de Freguesia, tendo exibido a Peça “A Ribeirinha no palco da Casa da Lata” aquando da inauguração do espaço em Abril de 2013.

O Grupo é composto por 15 elementos.

 

GRUPO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DA RIBEIRINHA

 "RECORDAR E CONHECER"

Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha "Recordar e Conhecer" é um verdadeiro pólo de animação Sócio-cultural (no sentido de fazer e fazer com que outros façam). O nosso grupo com muita juventude desta freguesia acredita trazer algo de novo (ou algo diferentemente pensado, pelo menos) nos domínios da etnografia e do próprio folclore.

Este grupo foi fundado a 22 de Maio de 1996 e realizou em público a sua primeira actuação no dia 1 de Maio de 1997 na freguesia da Ribeirinha.

Na Sede do Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha “Recordar e Conhecer”, estão a funcionar Escolas de Artes e Ofícios Tradicionais da Ribeirinha, escolas essas onde são desenvolvidos cursos para que os trabalhos artesanais não se percam. A arte popular manifesta-se nas colchas de tear, de lã de cores matizadas e motivos geométricos: nos bordados feitos à mão em linho branco crú e vermelho de excelente qualidade tal como aquilo que se fazia na Ribeirinha.

Este Grupo, com um grande espaço envolvente à volta da sede, apresenta recriações da matança regional, da desfolhada, dos trabalhos na eira ou ciclo da lã, as Festas do Divino Espírito Santo, etc. e assim chamamos a este espaço que envolve o Museu, escolas artesanais, recreações de trabalhos “O Centro Etnográfico da Ribeirinha”.

 

 

SOCIEDADE FILARMÓNICA RECREIO DOS LAVRADORES DA RIBEIRINHA

 

Segundo os seus Estatutos a "Harmónica Recreio dos Lavradores da Ribeirinha", foi fundada a 1 de Maio de 1889, tendo como Padroeira a Nossa Senhora do Rosário. Construiu a sua sede a 17 de Outubro 1896, junto à Igreja Paroquial, por cima do Club da Bola "Os Leões do Meio da Rua".

Em 1977 alterou os seus Estatutos e passando a chamar-se, Sociedade Filarmónica Recreio dos Lavradores da Ribeirinha, dando início à construção da nova Sede Social, no terreno do Club da Bola, Matadouro, Pias e Urinol Público, sendo a mesma inaugurada a 00 de Julho de 1989. Mais tarde e já no século XXI, remodelou novamente a sua Sede Social, incluindo a mudança do seu Salão de Festas, Bar, Sala de Jogos e construção da Sala de Música. Inauguração realizada a 15 de Fevereiro de 2004.

A Filarmónica tem realizado diversas actuações ao longo dos anos, nas diversas freguesia da ilha, bem como digressões a outras ilhas dos Açores, Continente Portuguêse, Canadá e Ilha da Madeira.

Os Orgãos Socias da Sociedade são composto por: Mesa da Assembleia Geral, Direcção e Conselho Fiscal.

A Filarmónica é composta por cerca de 40 músicos e a Sociedade por cerca de 500 sócios.

 

SOCIEDADE FILARMÓNICA UNIÃO CATÓLICA DA SERRA DA RIBEIRINHA

 

Fundada a 29 de Junho de 1904, a Filarmónica tem como Padroeiro, S. Pedro.

Inaugurou a sua Sede a 21 de Janeiro de 1965. Reconstuíu a sua Sede Social e inaugurou-a a 25 de Abril de 2004, data em que a Filarmónica completou um século de vida.

Realizou diversas danças, bailinhos de carnaval e comédias.

A Filarmónica tem realizados diversas actuações ao longo dos anos, em diversas freguesias da ilha, bem como em outras ilhas dos Açores. Já realizou uma digressão aos Estados Unidos da América.

Os Orgãos Sociais da Sociedade são compostos por: Mesa da Assembleia Geral, Direcção e Conselho Fiscal.

A Filarmónica é composto por cerca de 40 músicos e cerca de 300 sócios.

 

 

 

  Calendário de Eventos

<<

Julho 2017

>>

S

T

Q

Q

S

S

D

 

 

 

 

 

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

  Serviços da Junta

  Galeria de Presidentes

  Heráldica - Junta de Freguesia

  Utilidades

  » Livro de Visitas
  » Links
  » Perguntas Frequentes
  » Reclamações e Sugestões
  » Adicionar aos Favoritos
  » Definir como Homepage

  Inquérito

Como classificia o nosso Site?

Muito Bom (711)

Bom (33)

Razoavel (11)

Mau (71)


  Meteorologia

  Farmácia de Serviço